segunda-feira, março 16, 2009

Jornais crescem, confirmando hábito da leitura

Quase metade dos franceses com mais de 15 anos — exatos 48,6% ou 24,3 milhões de pessoas — leem pelo menos um jornal por dia. É o que aponta estudo do instituto Audipresse com 25.500 entrevistados. Depois de um período de queda no início dos anos 2000, os diários retomam força: venderam mais 544 mil exemplares entre julho de 2007 e junho de 2008, um crescimento de 2,3%.

Os gratuitos ainda dominam, encabeçados por 20 Minutes (o mais lido do país, por 2,7 milhões), Metro, Direct Ville Plus e Direct Soir. O campeão dos títulos pagos é o esportivo L'Équipe (com 2,6 milhões de leitores), seguido por Le Parisien/Aujourd'hui en France, Le Monde (que teve a maior baixa), Le Figaro, Libération, Les Échos, o católico La Croix, La Tribune, L'Humanité e France-Soir.

A circulação das revistas, por sua vez, diminuiu 3,6% no período. Entre as semanais e bimensais lideram as que têm como foco a televisão: TV Magazine, Version Femina, Femme actuelle, Télé Z, Télé 7 jours, Télé 2 semaines, TV Hebdo, Télé Loisirs, Télé Star e Paris Match.

Entre as mensais e bimestrais, as mais vendidas são Vies de famille, Plus, CanalSat Magazine, Art et Décoration, Géo, Du côte de chez vous, Science et Vie, Maison et Travaux, Cuisine Actuelle e Notre Temps. Mesmo com a queda, o número de franceses que leem pelo menos uma revista por mês é de 48,6 milhões, 97,2% da população.

:: PARA LER EM FRANCÊS
Resumo do estudo da Audipresse
Reportagem do Figaro

Nenhum comentário: