sexta-feira, maio 15, 2009

Guia: Documentos exigidos para visitar a França

A crescente dificuldade enfrentada por brasileiros para visitar o território francês ganhou visibilidade com o caso da professora universitária Solange França [entenda lendo o post anterior]. Por isso, neste momento delicado, é prudente tomar ainda mais cuidado na preparação da viagem. Afinal, ninguém quer que seu sonho acabe num aeroporto. Veja a lista completa dos documentos exigidos pelo Consulado da França para permitir a entrada de turistas.

1) Passaporte: Deve-se apresentar passaporte com validade mínima de seis meses a contar da data do embarque.

2) Visto: Brasileiros não precisam de visto para visitar a França, mas a estadia não pode ultrapassar o limite de três meses em território francês ou dos países da União Européia signatários da Convenção de Schengen (Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo). Exceção: os territórios ultra-marinos e as viagens com estadia superior a 90 dias demandam visto.

3) Seguro-saúde: É necessário estar coberto por um seguro-saúde e de repatriamento internacionalmente reconhecido no valor mínimo de 30.000 euros, válido para todo o território Schengen. O seguro pode ser comprado pela internet ou em agências de viagem; alguns cartões de crédito o oferecem sem custo [tema de um próximo post].

4) Hospedagem: Para visitas particulares, familiares ou turísticas, pede-se comprovante de reserva em hotel ou atestado de acolhimento (este deve ser solicitado à prefeitura pela pessoa que irá oferecer a hospedagem; o original deve ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral). Estão isentos os estrangeiros em viagem de caráter humanitário ou cultural, em contexto de emergência médica, em visita para funeral de pessoa próxima, cônjuges e filhos de franceses ou de cidadãos da Comunidade Européia.

5) Euro: Exige-se a comprovação de capacidade financeira para bancar as despesas da viagem — dinheiro em espécie, cheques de viagem, cheques certificados, cartões de crédito internacionais (recomenda-se levar conta com o limite do cartão). O valor depende da duração e do objetivo da estada: mínimo de 60 euros por dia em caso de hospedagem em hotel ou mínimo de 30 euros por dia com atestado de acolhida. Dica: leve sempre um pouco mais.

6) Passagem: É preciso garantir o retorno ao país de origem, por meio de passagem de avião, trem, ônibus ou barco — também vale apresentar atestado bancário.

7) Controle: Oficialmente, estes são os documentos exigidos para que a entrada na França seja permitida. Isso não quer dizer que todos aqueles que desembarcarem em aeroportos franceses terão, de fato, que apresenta-los. Depende da sorte...

8) Ajuda: Se todos esses requisitos forem observados, a chance de não se aproveitar a viagem à França é bem pequena. Mas, em caso de problemas com a imigração, entre em contato com o Consulado Geral do Brasil na França, pelo telefone de emergência: 06.80.12.32.34.


+
Calendário da França: estações, festas e feriados
+
Fuso horário: A diferença entre Brasil e França
+ Entenda os arrondissements, bairros de Paris

3 comentários:

Anônimo disse...

Este atestado de acomhimento custa 45€uros. Mais uma forma de ganhar dinheiro ! O Brasil deveria proceder da mesma forma com os turistas provenientes da Europa.

Anônimo disse...

Pq.no Brasil,nAo se faz a mesma exigências ? Que em outros se fazem.

Anônimo disse...

Para que tudo isto se somos seres livres,o planeta e de todos