segunda-feira, maio 17, 2010

Euro se desvaloriza e põe União Europeia em risco

O euro chegou hoje ao seu menor valor frente ao dólar desde abril de 2006 — 1 euro ficou cotado a 1,2234 dólar na Bolsa de Tóquio. A baixa da moeda foi desencadeada pela crise de endividamento da Grécia, que fez investidores de todo o mundo temerem sua extensão pela Europa. Portugal, Espanha e Itália, especialmente, já têm dívida em níveis altos.

A União Europeia e o Fundo Monetário Internacional se comprometaram a emprestar 750 bilhões de euros à Grécia nos próximos três anos, mas não convenceram os investidores. Ministros da Economia de toda a região se reunem hoje em Bruxelas para encontrar novas formas de frear a desvalorização da moeda. Surgiram boatos de que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, teria ameaçado tirar o país da zona do euro para voltar a adotar o franco — informação negada pelo chefe de governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero.

No Brasil, o euro também caiu, o que deve animar os turistas. Se 1 real valia 2,4261 euros em 17 de março, neste 17 de maio 1 real vale 2,2263 euros. Mas não há o que comemorar quando uma região inteira corre risco. A imprensa brasileira, que representa uma visão neoliberal, já sugere a diminuição do Estado e cortes de benefícios aos cidadãos europeus.

:: PARA LER EM FRANCÊS
L'euro au plus bas depuis 2006
L'euro continue d'être sévèrement attaqué

Nenhum comentário: