quarta-feira, julho 14, 2010

França celebra o 14 de julho, dia da Bastilha

Dia da Bastilha - Bertrand Langlois - AFP
Neste 14 de julho, a França celebra o Dia da Bastilha — feriado chamado pelos franceses de Fête Nationale ou simplesmente le quatorze juillet. Uma parada militar na Champs-Elysées, em Paris, foi a principal atração nesta manhã. Mesmo sob chuva, caças coloriram o céu da capital com as cores da bandeira francesa durante a festa, que relembra a Queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789, marco da Revolução Francesa.

À época, a monarquia absolutista que reinava no país enriquecia explorando a camada baixa da população — os "comuns" ou Terceiro Estado. A nobreza e o clero eram isentos de pagar impostos, cobrados apenas dos comuns, por exemplo.

Construída em 1370 no bairro parisiense de Saint-Antoine, a Bastilha era uma prisão que abrigava aqueles que se opunham ao governo ou à religião oficial. No dia 14 de julho, temendo uma repressão sangrenta das tropas reais ao povo de Paris, uma multidão se apassou de armas nos Invalides e partiu para a Bastilha em busca de pólvora.

Os guardas da prisão reagiram, dando início a um massacre que terminaria com pelo menos 99 mortos. Os presos foram soltos e a Bastilha, incendiada. A data ficou marcada na história por representar o início da participação popular no movimento da Revolução Francesa. Depois da Queda da Bastilha, a Assembleia Constituinte aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
 
Caças sobrevoam Paris durante o desfile da Bastilha - AFP Dia da Bastilha - Mal Langsdon - Reuters 2 Dia da Bastilha - Remy de la Mauviniere - AP
Mesmo sob chuva, caças coloriram o céu de Paris com as cores da bandeira francesa, na manhã de hoje.

 
Mais
Calendário da França: festas e feriados
Vídeos: A Paris dos anos 20

Nenhum comentário: