terça-feira, dezembro 14, 2010

Vídeo ensina a se comunicar em francês por sinais



Bonjour, ça va? Talvez você já tenha aprendido a falar frases como essa em francês mas dificilmente sabe sinalizá-la em francês. Pois o vídeo acima ensina o básico da Langue des Signes Française, língua francesa dos sinais. Entre 100 mil e 200 mil pessoas entendem essa gramática gestual que permite a comunicação de pessoas com surdez total ou parcial.

Uma curiosidade é que a França teve muito a ver com a criação de línguas de sinais. O abade Charles Michel de l’Épée foi pioneiro no desenvolvimento metodológico desses gestos, em 1760. Aos já usados por seus alunos, ele acrescentou outros representando objetos, qualidades, fatos ou situações e também designando preposições, artigos, tempos e pessoas verbais.

Vocabulário

sourds = surdos
muets = mudos
malentendant = pessoa com surdez parcial ou total
gestes = gestos
langage = linguagem
alphabet dactylologique = alfabeto dactilológico ou gestos que representam letras do alfabeto latim com o objetivo de expressar palavras que ainda não têm símbolos

Mais
Por que aprender francês

3 comentários:

jaspyon disse...

EU ADOREI APRENDER FRANCEIS POR LIBRAS O MEU SONHA É IR PARA A FRANÇA

Unknown disse...

Oi boa tarde , meu nome Érika. eu interesse queria aprender libras França

Unknown disse...

Eu sou surdas mora Brasileiro