domingo, dezembro 28, 2008

3+ franceses no mundo: Vanessa Paradis

Continuação do post Lista: Os 3 artistas franceses + tocados em 2008

Vanessa Paradis é, provavelmente, a artista francesa mais conhecida no Brasil entre os três que tiveram sucesso no mundo em 2008. Pelas músicas, pelos filmes ou, quem sabe, simplesmente por ser a mulher do ator Johnny Depp. Cantora pop, Vanessa tem como marcas registradas os dentes centrais bem separados e a voz bem fina.

Hoje com 36 anos, ela conheceu a fama aos 14, quando lançou o single Joe le taxi, hit instantâneo na França e em muitos outros países. Para que não liga o nome à canção, por aqui Joe le Taxi virou Vou de Táxi, versão cantada por outra adolescente-prodígio, Angélica. Em seguida, gravou seu primeiro álbum, M&J.

Desde cedo, Vanessa alternou música e interpretação. Em 1989, estreou no cinema vivendo uma jovem prostituta drogada em Noce blanche, de Jean-Claude Brisseau. O filme rendeu importantes prêmios, assim como o disco Variations sur le même t'aime, que fez em parceria com Serge Gainsbourg em 1990.

A sequência de trabalhos bem-sucedidos tornou-a um ícone pop da França na década de 90, sendo convidada à época a estrelar propagandas como a do perfume Coco, da Chanel, e recentemente da Miu Miu. Em 1992, tentou conquistar o mercado americano cantando em inglês — no CD Vanessa Paradis, produzido pelo então namorado, o cantor Lenny Kravitz — e saiu pela primeira vez em turnê.

Entre 94 e 2000, dedicou-se somente ao cinema: Élisa (94), Un amour de sorcière (97), Une chance sur deux (98) e La fille sur le pont (98). Em 1998, aliás, passou a viver com Johnny Deep, com quem teve os filhos Lily-Rose Melody e John Christopher III.

No ano 2000, depois de oito anos sem gravar, lançou o álbum Bliss e fez sua segunda turnê de shows. Em 2004 e 2005, esteve nos filmes Atomik Circus e Mon ange. E no ano passado, sete anos após o lançamento de Bliss, retomou a carreira musical com o álbum e a turnê Divinidylle, ainda em curso.


Vanessa Paradis - Divine Idylle


Vanessa Paradis - L'incendie


Vanessa Paradis - Joe Le Taxi

Veja mais
Site oficial
Ouça músicas de Vanessa Paradis na Last.fm
Letras de Vanessa Paradis
Vanessa Paradis no IMDb

Um comentário:

Bia disse...

Amo a Vanessa e gostei mto do teu texto. Só uma pequena ressalva: no filme Noce Blanche ela não era uma prostituta drogada, era uma estudante problemática, que se apaixonou pelo professor. ;)