domingo, dezembro 28, 2008

3+ franceses no mundo: Thomas Dutronc

Continuação do post Lista: Os 3 artistas franceses + tocados em 2008

O cantor e guitarrista de jazz Thomas Dutronc tem 35 anos de idade e lançou seu primeiro álbum há pouco mais de um, em outubro de 2007. Sua carreira, no entanto, começou bem antes. Filho da cantora Françoise Hardy e do ator e cantor Jacques Dutronc, ele se interessou por música aos 18, quando passou a tocar guitarra.

Desde então, participou como músico do álbum Brèves Rencontres, de seu pai, produziu e arranjou discos da mãe, compôs para Henri Salvador e Jacno, fez trilhas para os filmes Toutes les filles sont folles, Les Triplettes de Belleville e Les Enfants, integrou o Gipsy Project, o A.J.T Guitar Trio e o quarteto Thomas Dutronc et les esprits manouches. Nesse meio tempo, ainda atuou em Le Derrière e em Confession d'un dragueur.

Em 2007, finalmente gravou um CD, Comme un manouche sans guitare, pela ULM/Universal, em que canta e toca jazz — especialmente o manouche (cigano), variente do jazz criada na França. Uma exceção é a faixa Nasdaq, um samba com frases faladas em português, como "então tá bom" e "é você que vai perder". Thomas ganhou disco de platina por ter vendido mais de 200 mil cópias até julho de 2008.


Thomas Dutronc - J'aime plus Paris


Thomas Dutronc - Comme Un Manouche Sans Guitare



Thomas Dutronc - Jeune je ne savais rien

Veja mais
Site oficial
MySpace de Thomas Dutronc
Letras de Thomas Dutronc
Ouça músicas de Thomas Dutronc na Last.fm

Nenhum comentário: