quarta-feira, janeiro 07, 2009

Canais franceses suspendem parte da publicidade

Desde segunda-feira, o horário nobre da televisão francesa tem mais conteúdo e menos propaganda. É que a rede pública France Télévisions — formada pelos canais France 2, France 3, France 4 e France 5 — deixou de exibir peças publicitárias entre 20h e 6h. Até o fim de 2011, a medida será ainda mais radical: não haverá nenhum comercial nas 24 horas de programação.

A ideia partiu do presidente da França, Nicolas Sarkozy, e foi aprovada pela Assembléia Nacional em dezembro do ano passado. Sem o financiamento de empresas privadas, a rede pública passará a se manter com taxas de 0,9% sobre os ganhos dos provedores de internet e de 3% sobre a publicidade dos canais privados. Em troca, estes poderão aumentar o número de comerciais.

Ainda assim, pelo menos uma rede privada decidiu seguir o exemplo: o TF1 eliminou o intervalo das 20h40, um dos três mais disputados pelas agências de publicidade (junto com os de 20h30 e 20h50). A supressão de publicidade integra o plano de Sarkozy de fazer uma "revolução cultural no serviço público de televisão" e, teoricamente, garante independência política e editorial dessas emissoras.

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