quinta-feira, janeiro 22, 2009

Entre les Murs é indicado ao Oscar 09; veja trailer


Trailer de "Entre les murs"

O filme francês "Entre les murs" acaba de ser indicado ao Oscar 2009 na categoria Melhor Filme Estrangeiro. O longa concorre com representantes de Alemanha (Der Baader Meinhof Komplex), Israel (Waltz With Bashir), Japão (Departures) e Áutria (Revanche). O Brasil não teve nenhuma indicação. A cerimônia de premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood será em 22 de fevereiro, às 22h.

Dirigido por Laurent Cantet, "Entre les murs" (ainda sem título em português) ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2008. O filme é inspirado no livro homônimo de François Bégaudeau e mostra o esforço de um professor de francês de uma escola do 20ème arrondissement de Paris para ensinar uma língua diferente da que seus alunos adolescentes falam no dia a dia*. O longa ainda é inédito no Brasil, e tem previsão de estreia** para 13 de março.

* Pela nova ortografia do português, dia a dia no sentido de cotidiano não tem mais hífen, por ser um conjunto de palavras que formam uma nova expressão em significado e função.

** Estreia perdeu o acento, assim como todos os ditongos abertos éi e ói das palavras paraxítonas.

Nenhum comentário: