sábado, janeiro 10, 2009

Obra de Alexandre Dumas é reeditada no Brasil

A Folha de S.Paulo de hoje anuncia o lançamento no Brasil de duas reedições da obra do escritor francês Alexandre Dumas (1802-1870), autor do clássico "Os Três Mosqueteiros" e de mais 600 títulos.

"O Conde de Monte Cristo", outro de seus clássicos, saiu recentemente pela editora Jorge Zahar com nova tradução, de Rodrigo Lacerda e André Telles. A caixa com dois volumes custa R$ 129. O livro conta a história de Edmond Dantès, um marinheiro preso injustamente, vítima de um complô. Na prisão, fica amigo de um padre, que lhe indica o caminho para encontrar um tesouro. Edmong consegue fugir, torna-se milionário e tenta vingar-se de seus inimigos.

"O Cavaleiro de Sainte-Hermine" chegou ao Brasil pela editora Martins. Dumas morreu antes de terminar o romance, que estava perdido até ser encontrado na década de 80, pelo pesquisador Claude Schopp, na Biblioteca Nacional da França. Claude só lançou o livro em 2005, com desfecho assinado por ele. A edição foi traduzida por Dorothée de Bruchard e custa R$ 98.

O protagonista é o Conde Hector de Sainte-Hermine, preso há três anos, libertado por Napoleão logo após sua coroação. A condição é servir como soldado no exército imperial. Desprovido do título e impedido de se casar com a mulher que ama, Hector embarca numa sucessão de feitos heróicos que o conduzem da selva da Birmânia aos predos da Irlanda. Na batalha de Tragalgar, é a sua bala que faz tombar o famoso almirante Lorde Nelson.

Toda a obra de Alexandre Dumas (com exceção de "O Cavaleiro de Sainte-Hermine") pode ser lida legalmente no site oficial sobre a obra do autor (em francês) e baixada no do Project Gutenberg (em francês e inglês). A Folha Online tem trecho de "O Cavaleiro de Sainte-Hermine" e crítica de "O Conde de Monte Cristo" (somente para assinantes).

Nenhum comentário: