segunda-feira, janeiro 26, 2009

Em tempo de crise, estilistas de Paris vão de preto

De cima pra baixo, da esquerda pra direita: John Galliano, Gareth Pugh, Dior Homme, Hugo by Hugo Boss, Louis Vuitton, Hermès, Dries Van Noten, Viktor & Rolf (Fotos do Style.com)

Ainda há quem pense que o mundo da moda está desligado do mundo real, mas nesta temporada de desfiles masculinos em Paris os estilistas mostraram que a crise influencia diretamente seus trabalhos. Uma prova é o retorno do preto, que praticamente dominou as coleções outono-inverno 2009/2010. Explica-se: quando o dinheiro para compras diminui, os consumidores tendem a apostar em roupas clássicas, de tons neutros e cortes convencionais, que não saem rapidamente de moda.

Assim, o que se viu nas passarelas da cidade entre quinta-feira e domingo foram looks todos em preto ou misturas de preto com branco, preto com cinza, preto com azul-marinho, preto com amarelo e preto com vinho. Outro sinal da crise: as estampas praticamente sumiram nesta estação, inclusive o xadrez. Apareceu uma lista aqui, outra lá, mas as peças lisas predominaram. As grifes deram o recado que estão de olho na crise.

P.S.: Repare na quarta foto da primeira fila, da Hugo by Hugo Boss. Parece uma gravata fininha, mas é uma listra na borda da camisa.

Nenhum comentário: